F ó r u m Y a o i P r o j e c t B r

F ó r u m Y a o i P r o j e c t B r

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Todo fã é idiota

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Todo fã é idiota em Seg Jan 19, 2009 6:04 pm

Todo fã é idiota
Por Regis Tadeu, colunista do Yahoo! Brasil

Sim, é isso mesmo o que você acabou de ler aí no título deste artigo.
Antes de tudo, é preciso deixar claro: fã é todo aquele ser que chora por seu ídolo, que coleciona pastas e pastas com fotos de seu objeto de desejo, que tem seu quarto forrado de pôsteres do alvo de seu fanatismo (palavra que, não à toa, originou o termo "fan" ou "fã", dando uma 'abrasileirada'), que chora na porta de camarim, que passa dias e dias na fila, esperando o momento de entrar no local onde acontecerá o show de seu "amor não correspondido". Ou seja, é o retrato nu e cru, despido de qualquer racionalidade, de um idiota.

Se você é daquelas pessoas que adora o seu ídolo de uma maneira eqüilibrada, que aprecia o seu trabalho quando o cara manda bem, mas reconhece as pisadas na bola e os vacilos, então você não é um fã, mas sim um admirador. Você simplesmente gosta da banda ou de quem quer que seja. Você não o ama, não chora por ele, não grita, não se desespera quando um pedido de autógrafo é recusado, não pensa em cortar os pulsos quando recebe a notícia que seu "amor" vai se casar com uma outra pessoa que não é você. Você não é um fã. Você não é um imbecil.

E a verdade precisa ser dita, mesmo que ela seja muito dolorida para quem está lendo este artigo neste exato momento: o artista também acha que o seu fã é um idiota.

Ele sabe que esse amor desmedido é uma bobagem, um transtorno hormonal muito comum em adolescentes - embora sejam freqüentes os casos de pessoas mais velhas se portanto como bobalhões (em caso de dúvida, vá até a porta de um hotel de luxo que esteja hospedando um artista internacional e veja com seus próprios olhos).

O artista quer que você compre o disco dele e vá aos shows, que demonstre explicitamente a sua devoção comprando a camiseta da turnê, a edição especial do CD que está sendo "trabalhado" na turnê, o chaveirinho, o imã de geladeira. Todo artista no fundo, pensa "me ame, me idolatre, compre todas as bugigangas que eu soltar no mercado, mas fique longe de mim". Lamento, mas esta é a pura verdade.

O pior é que a maioria dos artistas lança discos com canções pensadas em agradar a essa massa bovina de seguidores, que salivam por qualquer coisa que seu ídolo faça. Mas há exceções.

Existem bandas, cantores e instrumentistas que, genuinamente, se engajam na tarefa de soltar discos que realmente trazem um panorama fiel do que pensam em termos de música. Os exemplos são muitos: nomsetor internacional, Frank Zappa, Miles Davis, Jimi Hendrix, Robert Fripp e Radiohead, entre muitos outros; aqui no Brasil, Caetano Veloso e Marisa Monte representam bem a autonomia artística que muita gente persegue, mas poucos conseguem alcançar. Você pode não gostar das canções que eles criam, mas tem que reconhecer a independência musical de cada um deles.

Surpreendentemente, o exemplo mais recente desse tipo de busca por uma personalidade musical distanciada da idolatria babaca veio de onde menos se esperava.

Confesso que sempre achei o Fall Out Boy uma banda simplesmente execrável. Suas músicas são fraquíssimas, os arranjos são absolutamente previsíveis e seus integrantes não têm o menor carisma - a condição de "sex simbol" do baixista Pete Wentz é algo que só pode ser explicado como uma epidemia coletiva de estupidez e cegueira entre adolescentes. Por isso, qual foi a minha surpresa ao ouvir o mais recente disco do quarteto, Folie à Deux.

Não, a banda não gravou um novo Pet Sounds, mas é nítido que os caras tinham em mente deixar para trás o rastro da baba elástica e bovina adolescente (obrigado, Nelson Rodrigues!) que sempre inundou seus discos anteriores. A maioria das canções traz arranjos enxutos e certeiros, com boas idéias melódicas e harmônicas tanto nos vocais quanto na instrumentação - como em "Headfirst Slkide Into Cooperstown on a Bad Bet", "20 Dollar Nose Bleed" e "Coffee's for Closers".

Claro que os caras ainda mandam porcarias - "She's My Wynona" e "27" são de matar de tão ruins em sua descartabilidade sônica -, mas há vários momentos que chegam a ostentar uma certa suntuosidade, misturada a riffs de guitarra bastante pesados e até mesmo a algumas minúsculas pitadas de rhythm n' blues e soul.
Os caras chegaram até a tomar alguns acordes emprestados de "Baba O'Reilly", The Who, para fazer "Disloyal Order of Water Buffaloes" - vamos combinar que isso é um avanço para quem sempre usou o Less Than Jake como referência neste quesito -, enquanto que o vocalista Patrick Stump não esconde seu fascínio por Elvis Costello, seja na hora de cantar, seja na hora de convidá-lo para dividirem o microfone na linda "What a Catch, Donnie".

Quem realmente gostar de música, vai descobrir que, aos poucos, grupos como My Chemical Romance, Panic at the Disco e o próprio Fall Out Boy começam a levantar vôo para longe da gritaria histérica e da choradeira patética de seus fãs. Torço para estes grupos consigam o seu objetivo e que seus seguidores acompanhem tal desenvolvimento. Poucas
coisas são piores que adultos trabalhando, pensando e agindo como crianças de quinze anos de idade.

Última edição por Only Insane em Dom Nov 22, 2009 8:07 pm, editado 1 vez(es)

"...e quando me dei conta[...]"
Ver perfil do usuário http://twitter.com/SakuraUchiha_

2 Re: Todo fã é idiota em Qua Fev 25, 2009 8:16 pm

Realmente... Pior que tem gente que faz coisas piores que isso!!! Existem casos de fans loucas que jogaram a calcinha na cara do ídolo (Que nojo), isso é meio sem noção.
Uma vez o NX0 veio aqui e eu olhei, normal, queria até ir no show mas minha prima... Quando ela soube se jogou no chão, gritou, esperneou, e disse: "Eu quero ir!!!!" e eu respondi: "Então vá, como se as coisas fossem fáceis assim, oras.", posters eu até gosto de ter no meu quarto, as vezes são até bonitinhos na parede do meu quarto. XP Agora sim, descobri que sou uma admiradora e não fan. XD (Ainda bem que eu sou controlada).

Ver perfil do usuário

3 Re: Todo fã é idiota em Qui Mar 19, 2009 6:37 pm

Eu gosto de muita coisa mais não sou fã de nada!
Não concordo que todo fã é idiota,porem eu nao acho nada interessante ser fã de algo ou de alguem. (minha opinião).

Ver perfil do usuário

4 =P em Seg Abr 20, 2009 11:15 am

nossa eu ~sou uma fã baka quando se trata de The GazettE ou Gackt Camui, ai eu fico louca, mais claro uma louca na medida, não teria coragem de jogar uma calcinha nos meus idolos.......que horror!
Mais so e pensar no Ruki......paixonite de fã, não tem como evitar. Não sou do ponto de chorar, alias eles nem sabem que eu existo.......oh tristeza.
Eu tenho cds fotos e tudo mais da banda, ate sei a marca do perfume, dia do aniversario, tipo sanguinio e uma pá de outras coisinhas, mais normal, nem por isso eu saio babando e gritando que nem uma maluca, e nem saio divulgando, mais sou uma fã que não fale mal da banda que eu gosto na minha frente, se você não gosta tudo bem, mais respeito deve existir em todos os aspectos seja se tratando de um fã baka ou não =P

Ver perfil do usuário http://suzumikiharu.blogspot.com

5 Re: Todo fã é idiota em Seg Maio 04, 2009 4:46 am

Hoje em dia sou mais er, controlada, mas já tive meus dias de "fan girl". ;P
Acho que fãs em geral façam muitas coisas idiotas, como defender seus idólos negando suas falhas, mas...
Eu sinto muita falta da minha época de fã, não tinha nada melhor do que escutar pela primeira vez uma música, encontrar um foto rara...

Suzumi Kiharu escreveu:...
Mais so e pensar no Ruki......paixonite de fã, não tem como evitar. Não sou do ponto de chorar, alias eles nem sabem que eu existo.......oh tristeza.
...
Como a Kiharu disse, eles não sabiam nem da minha existencia, mas traziam muita felicidade a esse coraçãozinho.

Ver perfil do usuário

6 Re: Todo fã é idiota em Dom Nov 22, 2009 7:59 pm

desde quanto gritar estericamente é ser idiota? estamos nos expressamos do nosso jeito..pokpkokp
sm, eu sou escandalosa..é meu jeito...rsrsrsr

"...e quando me dei conta[...]"
Ver perfil do usuário http://twitter.com/SakuraUchiha_

7 Re: Todo fã é idiota em Qui Fev 24, 2011 12:45 am

Alguns fãs são sim idiotas, xD. Razz

Ver perfil do usuário

8 Re: Todo fã é idiota em Sab Fev 26, 2011 3:54 pm

Deo

Admin
Acabei de ler o artigo e desculpei ser ignorante mas não conheço nem uma banda que falas te só os My Chemical Romance -.-" mas isso também não interessa o tema base é as atitudes das fans, eu acho que é saudável ser fan, mas não concordo que ser fan seja isso que referiste ali em cima fans que cobrem o quarto de postares só deles bhahaaha isso já não é ser fan isso é fanatismo e quando isso acontece é perigoso chega ate a ser doentio quer dizer fan é apreciar a musica deles fazer sacrifícios para ter os CDs etc…. não é ser uma louca que perseguem o seu ídolo que querer cortar os pulsos só porque ele vai se casar o artista vende o seu trabalho não a sua alma e ele não é obrigado a suportar fans dessas que nem gostam do seu trabalho mas sim da imagem dele, ele não é uma mercadoria a onde elas descarregam as suas frustrações sexuais ao o excesso de hormonas da adolescência, claro que ele recebe dinheiro por causa dessas fan lunáticas mas quem planeja isso são as editoras, os artistas não passam de marionetas que são explorados pelas editoras que os obrigam a tocar musica que agradem os seus fans e os proíbem de ser criativos por si mesmo….. Este tema é um pouco complicado por isso não me vou alargar simplesmente digo que ser fan não é aquilo mas ser fan é ser admiradora da musica …. Claro que como fan que sou tenho uma pancada mas toda a fan tem mas agora ser cega aquele ponto não sou mas considero me uma fan -.-“

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: